Inicio / Saúde / Vigilância em Saúde alerta para aumento de acidentes com escorpiões no período no verão

Vigilância em Saúde alerta para aumento de acidentes com escorpiões no período no verão

Aracnídeo é predador natural de baratas. Checar sapatos, toalhas e roupas pode evitar acidentes 

O clima quente e úmido, típico do verão do Agreste; é ideal para o aumento da atividade dos escorpiões, aumentando o registro de acidentes. Tendo por alimento predileto baratas, o aracnídeo pode costumar aparecer nas residências e provocar acidentes. Por tal, cuidados devem ser tomados.  

A Vigilância Municipal de Saúde mantém um calendário programático de dedetizações e controle de pragas, que inclui os escorpiões. “No entanto é preciso que cada um faça a sua parte não criando ambiente favorável ao bicho”, explica Danilo, integrante da equipe de Vigilância. Com esse potencial para aumento, algumas atitudes devem ser colocadas em prática: evitar acúmulo de entulho; acondicionar de modo adequado o lixo orgânico doméstico em sacolas fechadas; ter cuidado com ralos, frestas nas paredes ou piso; verificar calçados, roupas e toalhas antes do uso. Além disso é importante erradicar baratas – alimento preferencial do escorpião.  

Em caso de aparecimento do aracnídeo, evitar aproximação. Se porventura ocorrer um acidente, o procedimento recomendado é lavar bem o local da picada com água e sabão e procurar imediatamente o hospital municipal. “Esse cuidado é fundamental, em especial quando uma criança é picada, pois na unidade de saúde será feito todo acompanhamento e suporte para aliviar a dor local e evitar que o veneno atue, com aplicação, a depender do caso, do soro autofílico”, explica Giancarla Rangel, secretária municipal de Saúde de Camocim.  

A Vigilância Sanitária tem um canal próprio, via WhatsApp para atendimento e registros de infestações de escorpiões: (81) 9.9233-8895.