Inicio / FESTAS JUNINAS

FESTAS JUNINAS

 

Quando maio vai chegando ao fim e junho já “envia os primeiros sinais”, o friozinho típico de Camocim ao lado de chuva fina principalmente no início das noite fortalece o consumo de bebidas quentes, aquece a venda do milho e seus derivados e motiva a preparar a cidade para as festividades juninas.

Um amplo palhoção é montado na Clementino Semente confluindo com a Rua da União, que sedia uma palhoça secundária – a palhoça “pé-de-serra”. A programação dos festejos contempla o tradicional forró sem deixar de lado o estilizado, atentando dessa forma para todos os gostos. Quadrilhas juninas são ensaiadas e apresentadas pelas escolas da cidade. Bacarmateiros fazem o pátio “tremer” e o Casamento Matuto espalha irreverência no arraial. Atrações se refezam nos dois palcos montados, que de modo alternado não deixam a “poeira baixar”, garantindo o arrasta-pé até tantas da noite.

A Zona Rural também entra no ritmo junino com a realização do “Forró no Sítio”. Em cada final de semana, uma comunidade rural se transforma num democrático arraial.

Forró no Sítio leva para as comunidades rurais um grande fluxo de forrozeiros.

CAMINHADA DO FORRÓ

Um dos dias mais esperados do calendário junino de Camocim é a Caminhada do Forró. Os forrozeiros se concentram nas imediações do Estádio Evaldo Cabral, margens da PE 103, para um “arrastão” puxado por trio elétrico e banda. Uma multidão acompanha o trajeto, ao som de forró em estilo elétrico e tradicional.

 

__________________

Redação @ASCOM 2019

Última revisãoi: 03 de maio de 2019