Inicio / CARNAVAL

CARNAVAL

Camocim mostra que faz um bom Carnaval.

 

Quem pensa que a “folia do momo” se restringe aos grandes centros ou apenas aos polos de animação não conhece o Carnaval do Interior, em especial o de Camocim de São Félix.

Nas semanas pré-carnavalescas, um batalhão de pessoas trabalham para montar a decoração da cidade. São máscaras, adereços, fitas e bandeirolas que são instaladas na Avenida Siqueira Campos, Praça São Félix e pontos de concentração de blocos ou troças. No coração da cidade, uma estrutura com palco, sonorização, iluminação é montada, convertendo o local em “quartel-general da folia”.

As atenções voltam para a sexta pré-momesca. Um galo gigante passa pelas ruas anunciando para a noite a concentração e saída do “Galo da Madrugada de Camocim”. O bloco marca, há alguns anos, a abertura do carnaval, com orquestras, paredões e uma massa de foliões pelas ruas e avenidas da cidade. A partir de então é declarado aberto o Carnaval de Camocim.

Já no Sábado, o “tradicional Zé-Pereira” é esperado. Quem adivinhar a pessoal que está oculta pela fantasia leva uma boa premiação em dinheiro. Pelas ruas, os carros alegóricos levando o “Zé Pereira” e a Rainha do Carnaval vai passando e inflamando a curiosidade dos foliões. Já no palco do Q.G. da Folia é feita o “desmascara o Zé Pereira”, seguido por shows carnavalescos.

 

Multidão busca “adivinhar” quem é o “Zé Pereira”.

Quando os primeiros raios de sol do Domingo de Carnaval surgem no horizonte, um grupo de homens se enfeitam com adereços femininos e vão ao Estádio para uma partida de futebol totalmente “fora dos padrões”: O jogo das Crataias X Tarados é uma mistura de irreverência com qualquer coisa que não se conclua como futebol. É a manhã de sol de irreverência, coroada por banho com carro-pipa, bebidas e muito som com paredões e Orquestra.

Irreverente partida de futebol marca domingo de Carnaval em Camocim

No decorrer dos demais dias de momo blocos, apresentações, troças e shows ditam o ritmo de um período que só é cessado quando a ingrata “quarta-feira de cinzas” avisa que chegou.

 

_______________________________________

Redação: José Batista Neto  @ASCOM 2019

Última Revisão: 02 de maio de 2019.