Inicio / COVID-19 / Mais que um acessório – Máscara de Proteção Facial Salva Vidas
Medical Used Face Mask, Protects Against Virus. Concept Of Air Pollution, Pneumonia Outbreaks, Coronavirus Epidemics, And The Risk Of Biological Contamination.

Mais que um acessório – Máscara de Proteção Facial Salva Vidas

Desde o início da infecção em escala global provocada pelo Novo Coronavírus, causador da doença denominada COVID-19; um acessório passou a se tornar comum nas ruas, estabelecimentos e até em casa: a máscara.

Seja cirúrgica ou confeccionada com dupla camada de tecido, a máscara tem proteção comprovada por estudos na retenção de gotículas contaminadas com o agente infeccioso – claro, quando usada corretamente. Apesar de dados favoráveis, muitas pessoas resistem para utilizar ou usam de modo errado. Não vai ser difícil encontrar alguém usando a máscara no pescoço ou com nariz descoberto. “A máscara deve estar bem ajustada, sem deixar brecha, cobrindo o nariz e a boca”, explica Giancarla Rangel, secretária municipal de Saúde. Outro ponto de grande importância é que as máscaras descartáveis (cirúrgicas) têm meia-vida de 2 (duas) horas e precisa ser trocada nesse tempo. Já as de tecido com dupla camada, pode ser usada por um tempo maior, desde que sejam lavadas com água e cloro após o uso. “Os próprios cientistas atestam a eficácia de se usar a máscara para proteger contra o Coronavírus e uma questão de consciência pois, estar com a proteção, impede de transmitir (caso infectado) e de pegar o Corona”; conclui Giancarla.

Com o aumento de casos no Brasil, exige-se a observância do uso da máscara em vias públicas.