Inicio / COVID-19 / COVID-19 | Quando procurar o Centro de Testagem?
Testagem deve ser feita na apresentação de sintomas semelhantes a uma gripe. Divulgação/R7

COVID-19 | Quando procurar o Centro de Testagem?

A apresentação dos sintomas é crucial para testagem

Com o aumento expressivo de casos positivos para COVID-19 em Camocim de São Félix, a procura por testes vem aumentando, inclusive provocando uma sobrecarga no Centro de Testagem. Esse dado é positivo, o que demonstra que a população está atenta e quer se cuidar. No entanto, nem sempre é necessário procurar o teste e alguns indicadores apontam quando esse procedimento se faz necessário.

O teste se torna necessário, em especial, na apresentação de sintomas como: febre, coriza, espirros, tosse seca persistente, dor no corpo e dor de cabeça – sintomática semelhante a uma gripe comum. Confirmar o diagnóstico para a COVID-19 é importante tendo em vista que a Variante Ômicron, altamente transmissível é predominante e a pessoa acometida da doença deverá ficar em quarentena por o mínimo 7 (sete) dias, de acordo com o protocolo estabelecido pelo Governo do Estado. Outra situação que deve passar por testagem são pessoas que tiveram contato com infectados comprovadamente após 5 (cinco) dias com ou sem sintomas. Alguns casos confirmados para COVID-19 não apresentam sintomática, o que torna imprescindível essa verificação para controlar a disseminação do vírus.  A Secretaria Municipal de Saúde orienta que o primeiro passo a ser dado é o auto-isolamento. “Como os sintomas da gripe e dessa variante da COVID-19 são muito parecidos, se isolar é fundamental para que o ciclo de transmissão das duas doenças seja quebrado. Em seguida, procurar o teste o quanto antes”, ressalta a secretária de Saúde Giancarla Rangel.

O Centro Municipal de Testagem está localizado na Rua Mário Jordão Cabral, 67; nas proximidades da Prefeitura. Funciona de segunda a sexta das 08h0min às 12h00min; 13h00min às 16h00min.