Inicio / SEMANA SANTA

SEMANA SANTA

Procissão do Encontro na Sexta-Feira da Paixão. Foto: José Batista Neto

Com cristianismo predominante e 70% da população que se declara “católica” (Senso IBGE 2010); A Semana Santa na cidade é contemplada com uma programação especial, já iniciando no domingo que antecede, o “Domingo de Ramos”, com a procissão dos Ramos pelas Ruas e Avenidas. Cada dia da semana é marcada por uma celebração específica, tendo por ponto alto, o Canto da Paixão (Sexta-feira); Procissão do Encontro (Sexta-feira); Vigília Pascal (Sábado de Aleluia).

No som da igreja, a narração da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa convida os camocimfelicenses a uma reflexão sobre a vida e morte de Jesus. O equipamento montado na torre da Matriz, com quatro cornetas direcionais lançam ainda melodias reflexivas e irradiam as celebrações, funcionando como uma verdadeira “estação de rádio” ainda chamada de “difusora da igreja” ou “a voz da paróquia” pelos mais antigos.

Nesse mesmo período, o Grupo de Teatro Camocim, integrado por jovens da comunidade, apresenta a Paixão de Cristo. Por alguns anos, a encenação era desenvolvida em Praça Pública. Por medidas estruturais e de organização, o grupo levou a apresentação para um novo espaço, no Ginásio Poliesportivo Romero Inácio, com um novo figurino e cenografia.

___________________________

Redação da @ASCOM, 2019

Última Revisão: 02 de maio de 2019