Inicio / Igreja Matriz de São Félix de Cantalice

Igreja Matriz de São Félix de Cantalice

 

Em 1885, Frades Capuchinhos vindos a convite do proprietário da Fazenda Camocim, Clementino Semente, celebraram a primeira missa e elevaram à categoria de Patrono Local, São Félix de Cantalice, ora irmão de hábito.

Instigados pela pregação e ação dos capuchinhos, moradores do povoado iniciaram a construção de uma igreja em honra ao Santo, onde concentraria as atividades religiosas o lugar. Com a criação da Paróquia de São Félix de Cantalice, a igreja foi elevada pela Arquidiocese de Olinda e Recife à categoria de Matriz.

Matriz é também Marco Zero do Município

A Igreja caracteriza-se pela verticalidade de suas formas, apresentando referências ao gosto neogótico. Sua única torre central, mais avançada que o restante da fachada forma uma espécie de galilé fechada, protegendo a principal porta de acesso. Todas as aberturas desta fachada são em arcos ogivais. A torre, arrematada por platibanda, possui cúpula piramidal encimada por uma cruz. Internamente, já bastante descaracterizada, destaca-se em seu altar-mor que foi reformulado e modernizado, com altar em mármore e granito. Onde por anos se destacava uma pintura em azulejo com a cidade de Jerusalém, figura o ícone de Cristo Rei do Universo. Foi edificada na lateral, uma capela dedicada ao Santíssimo Sacramento.

Em 2018, a Igreja Matriz passou por uma nova intervenção, desta feita para subsituição do piso original, bastante deteriorado por pedras de granito, casando arquitetonicamente com o altar.

Encontrando-se em bom estado de conservação e limpeza, seu melhor horário para visitação coincide com o das missas: terça, quarta a sábado às 19:00h e domingo às 08:00 e 19:30h.