Inicio / Censo 2022 / Censo 2022: Nosso Município só tem a ganhar

Censo 2022: Nosso Município só tem a ganhar

Maior número de respostas ao Censo Demográfico é a garantia de conhecer melhor nossa identidade 

 Quando se fala em Censo do IBGE, pode soar como algo distante de nossa realidade. No entanto, receber o recenseador e responder adequadamente todas as perguntas é uma forma de conhecer nossa identidade enquanto população e suas necessidades.  

Uma das dificuldades do pessoal que está em campo é ser recebido pelas pessoas. Existe ainda mitos sobre a pesquisa que precisam ser esclarecidos e eliminados, diante da importância desse processo para a cidade. Dentre as informações repassadas de modo errado e que impedem o trabalho efetivo do Censo, se pode destacar: 

1 – Responder o Censo vai cancelar benefícios federais. 

<<FALSO>> Nenhum benefício custeado pelo Governo Federal a exemplo do Auxílio Brasil, Auxílio Gás, BPC, entre outros; será cancelado. O Censo tem por objetivo detectar a realidade populacional e a pesquisa não atingirá nenhuma garantia já estabelecida.  

2 – Os dados com as respostas serão repassadas a terceiros. 

<<FALSO>> Todo o processo, desde coleta das informações, tratamento até o envio para o banco de dados do IBGE é feito de modo digital e criptografado (com segurança digital) o que garante que todas as respostas estejam protegidas e com sigilo efetivo.  

3 – Vou sofrer algum golpe respondendo o Censo. 

<<FALSO>> Em hipótese alguma. Todos os recenseadores estão identificados e você ainda pode conferir a identidade do recenseador lendo o QR CODE do crachá do agente. 

4 – Os recenseadores estão fazendo “pesquisa eleitoral. 

<<FALSO>> Os agentes do IBGE foram selecionados através de Seleção Simplificada e estão dedicados exclusivamente à coleta de dados da população. Em nenhuma hipótese é perguntado intenção de voto.  

 Participe do Censo! É bom para a sua cidade!