IMPRENSA

A cidade de Camocim de São Félix, no decorrer dos anos, foi atendida por diversos veículos e serviços relacionados à comunicação. Circulou na cidade jornais e periódicos que traçaram um período da história com sua importância.  Com a ascensão da Internet, a tendência de migração para as plataformas digitais vem se consolidando através da existência de Blogs locais que colaboram com a disseminação da informação. Além disso, a Rádio Central Nordestina FM, emissora de concessão comunitária, exerce seu papel de levar a informação local aos lares da cidade.

O Jornalismo local ainda depende direta e indiretamente de veículos maiores situados em Caruaru, a exemplo de e emissoras de Rádio e Televisão que por vezes trazem matérias e reportagens relacionadas ao município, com abrangência regional.

RÁDIO E TV

Ainda na qualidade de Vila e posteriormente cidade, Camocim de São Félix recebia sinais de emissoras AM de rádio da Capital e da cidade de Caruaru, sendo as emissoras mais sintonizadas na época: Rádio Clube Recife; Rádio Difusora de Caruaru; Rádio Liberdade de Caruaru e Rádio Cultura de Caruaru.

Nos dias atuais, diversas emissoras são sintonizáveis, sendo as mais ouvidas:

AM: Rádio Jornal Caruaru / Rádio Liberdade de Caruaru / Rádio Cultura de Caruaru

FM: Rádio Agreste FM / Rádio Central Nordestina / Rádio Verdade FM / Rádio JOVEM PAN FM / Band FM / Marano FM

Os sinais televisivos começaram a chegar entre as décadas de 50 e 60 através do Sistema Detelpe, sendo possível sintonizar a extinta TV TUPI. Posteriormente, começaram a chegar à cidade, os sinais da TV GLOBO, TV TROPICAL (extinta), TV PERNAMBUCO.

Nos anos 90, o município implantou um sistema próprio de retransmissão em baixa potência (local), oferecendo as emissoras: SBT e TV MANCHETE (Extinta)

Nos dias atuais, são sintonizáveis, sem necessidade de captação via-satélite:

TV ASA BRANCA – AFILIADA REDE GLOBO (Canal 06 VHF)

TV JORNAL CARUARU – AFILIADA SBT (Canal 10VHF)

Sistema de Captação / Retransmissão local mantido pela Prefeitura em parceria com emissoras.

TELECOMUNICAÇÕES

Inicialmente , Camocim de São Félix foi atendida por um posto de telefonia fixa, fornecido pela empresa Telecomunicações de Pernambuco (TELPE). No local, era possível a realização de chamadas interurbanas. Com a privatização da empresa, passando para a concessionária Oi, foi implantado na cidade o serviço DDD e DDI, com expansão da malha telefônica para comércio e residências.

No ano de 2005, a Operadora TIM iniciou cobertura móvel em Camocim de São Félix. Em seguida, a CLARO instalou torre, oferecendo serviço. Em 2017, a prestadora VIVO passou a ofertar serviço de cobertura. A prestadora Oi Móvel cobre o município de modo parcial

INFRAESTRUTURA EM TELECOMUNICAÇÕES ATUAL

OPERADORA DE TELEFONIA FIXA

Oi Fixo

OPERADORAS DE TELEFONIA MÓVEL

*TIM (2G /3G/4G)Cobertura Total

*CLARO (2G /3G/4GMaxx) – Cobertura Total

*VIVO (3G) – Cobertura Total

*OI (2G/3G)  – Cobertura Parcial***

***Sinal da Operadora atinge locais específicos do Município

EMISSORAS DE RÁDIO

1-Rádio Central Nordestina FM (Difusão Comunitária) – Frequência: 104,9 FM

2- FM Camocim (Afiliada Rede BAND FM) – Frequência: 104,1 FM

EMISSORAS DE TV ***

1-TV JORNAL DO COMMERCIO CARUARU (Afiliada SBT)   – Canal 10 (VHF Analógico)

2-TV ASA BRANCA (Afiliada Rede Globo) – Canal 06 (VHF Analógico)

***Canais de praça em outras cidades que são retransmitidos no Município em sinal aberto.