Inicio / Fato ou Boato?

Fato ou Boato?

Banner Fato ou Boato

 

Olá caro cidadão!

Bem vindo!

Levando em consideração a velocidade que as informações circulam e a constante disseminação de Fake News, inclusive relacionadas a assuntos da Administração Municipal de da cidade como um todo, traremos aqui a análise e checagem de informações ou notícias veiculadas na cidade, apontando se condizem com a verdade ou são boatos (Fake News).

 

 

INFORMAÇÃO: AS ATRAÇÕES DO JOÃO PEDRO 2019 FORAM DIVULGADAS

Meios Utilizados:  Redes Sociais – Grupos de WhattsApp / Facebook

Classificação: BOATO!

Uma conta no Instagram estaria publicando com pessoalidade de “oficial”  supostas atrações artísticas do XXII João Pedro edição 2019. Além disso, a referida conta aborda aspectos técnicos do evento, a exemplo de estrutura.

Nenhuma informação tem procedência. A Prefeitura de Camocim de São Félix tem a sua metodologia de divulgação do eventos do Calendário Oficial, optando, conforme o evento por:

*ENTREVISTA EM RÁDIO LOCAL OU REGIONAL

*COLETIVA DE IMPRENSA

*DIVULGAÇÃO DIRETA NAS CONTAS OFICIAIS DA PREFEITURA E / OU SITE OFICIAL DO MUNICÍPIO

O Departamento de Comunicação e Transparência não adota “contas específicas por evento” para trabalhar festividades oficiais, apenas fazendo uso das redes sociais oficiais. Tal orientação vem a obedecer requisitos de transparência dos gastos públicos, conforme regula a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e orientações do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco. A divulgação oficial de eventos se dá após tramitação dos processos legais obrigatórios, a exemplo do Processo de Licitação.

Ainda no curso do processo, todos os funcionários que lidam diretamente com o evento são obrigados por Lei a manter o Sigilo Funcional em suas atribuições, previstos no Direito Administrativo. Quem ultrapassa esse limite por ser advertido e a depender do caso, desligado de suas funções após processo administrativo competente.

Dessa forma, fica esclarecido que a Prefeitura de Camocim não antecipou a divulgação do Evento João Pedro, de forma que as informações espalhadas perdem validade até que a Administração e Coordenação dos eventos faça divulgação por meios oficiais.

 

 

 

INFORMAÇÃO: PREFEITURA NÃO FEZ DOAÇÃO DE FARDAMENTO ESCOLAR NO ANO DE 2017 

Meios Utilizados:  Redes Sociais – Grupos de WhattsApp / Facebook

Classificação: VERDADE, mas tem um POREM!

Em face da situação financeira herdada da gestão 2013-2016, o Município não encontrou condições de fazer a aquisição do referido fardamento, tendo que investir em ações emergenciais na estrutura das escolas municipais e pagamento de salário em atraso dos professores. Em 2018, já sanado o impasse financeiro, a aquisição do fardamento foi efetivada.

Saiba mais na entrevista com a Equipe da Secretaria de Educação do Município.

 

___________________________________________

INFORMAÇÃO: PREFEITURA SÓ ADQUIRE NOVAS CARTEIRAS ESCOLARES APÓS DENÚNCIAS FEITAS ATRAVÉS DE VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO 

Meios Utilizados:  Redes Sociais – Grupos de WhattsApp / Facebook

Classificação: BOATO!

Os investimentos em Educação no Município de Camocim de São Félix acontecem desde o primeiro dia da atual Administração. As carteiras escolares foram adquiridas no primeiro semestre deste ano, no total de quase 3 mil unidades distribuídas em para todas as escolas da Zona Urbana e Zona Rural de Camocim.

 

___________________________________________

INFORMAÇÃO: A PREFEITURA NÃO VAI DOAR OS LOTES NO TERRENO QUE ERA “DOS PADRES”.

Meios Utilizados:  Redes Sociais – Grupos de WhattsApp / Facebook

Classificação: BOATO!

O terreno que pertencia aos Frades Carmelitas foi adquirido dentro da legalidade e é propriedade do Município. Foi iniciada a terraplanagem da área e posteriormente será feita a demarcação para a doação às famílias que realmente precisam. Um cadastro será aberto, devidamente informado nos veículos oficiais do Município.

______________________________________________

INFORMAÇÃO: A feira-livre de Camocim de São Félix será alterada para a terça-feira de modo definitivo, de acordo com um decreto emitido pela prefeitura

Meios Utilizados:  Redes Sociais – Grupos de WhattsApp / Facebook

Classificação: BOATO!

>>>Para início de conversa, não foi emitido nenhum decreto do Gabinete do Prefeito falando sobre uma suposta mudança do dia da feira. Uma montagem mal elaborada de um “decreto” Se espalhou pelas redes sociais e muitas pessoas compartilharam acreditando ser uma publicação legal.  Importante lembrar que todos as publicações legais do Município são inicialmente publicadas no DIÁRIO OFICIAL DOS MUNICÍPIOS, ESTADO OU UNIÃO. Em seguida, no Site Oficial da Prefeitura de Camocim e suas Redes Sociais Oficiais.

Ainda interessante fixar que toda e qualquer ação que forje ou simule publicações legais pode ser passiva de ação cível ou penal.

_____________________________________________

INFORMAÇÃO: Prefeitura de Camocim de São Félix investe apenas no centro da cidade e abandonou os bairros mais distantes e periferia.

Meios Utilizados: Redes sociais – WattsApp / Facebook / Blog de Notícias Local

Classificação: NÃO É BEM ASSIM!

>>> A Prefeitura de Camocim de São Félix está realizando uma série de intervenções urbanas na área central da cidade com a reconstrução e resgate da Praça São Félix. Dentro do projeto de modernização da área urbana, foi inclusa a reforma de canteiros da Avenida Siqueira Campos, Agamenon Magalhães, Suely Vital. Outras etapas levarão esse projeto para as demais avenidas.

A Secretaria de Infraestrutura diariamente realiza vistorias visando corrigir problemas no saneamento, calçamento, iluminação e coleta de lixo de ruas em todos os bairros. No entanto, alguns locais, podem por diversos motivos apresentar problemas. Os moradores que se sentirem prejudicados podem acionar diretamente a Infraestrutura através do atendimento físico, localizado na Rua Mário Jordão Cabral, ao lado do acesso à Câmara de Vereadores de segunda a sexta das 07h30min às 13h30min. Ainda está à disposição a Ouvidoria por telefone ou via redes sociais.

_______________________________________________