“Meu Lugar, Meu Privilégio”

Por ser um município privilegiado geograficamente, Camocim de São Félix entra num circuito que contempla as cidades com visibilidade para o turismo. Paisagens naturais deslumbrantes, museu com um dos maiores acervos de Pernambuco, Convento do Carmo e o clima – cartão de apresentação camocifelicense integram um vasto cardápio turístico.

Quem conhece a cidade, o seu povo, as temperaturas amenas e a sua rotina não deixa de levar na bagagem boas recordações e o desejo de retornar. 

 

ATRATIVOS GERAIS

Camocim de São Félix, por sua altitude (723 metros acima do nível do mar) é beneficiada por clima ameno e frio que é um dos cartões-postais

CLIMA:  Temperaturas constantes, com clima beneficiado pela altitude, proporcionando sensação amena. Entre maio e agosto, o frio se acentua e se torna cartão-postal. A presença de névoa noturna e matinal confere à cidade um charme típico das cidades de altitude

CULTURA: Camocim de São Félix é celeiro cultural, concentrando atividades a exemplo da música, artesanato, produção artesanal de doces e licores, pintura, literatura. Além disso, é patrimônio do Município a Mazurca do Mondé, dança que celebra os antepassados e envolve a todos.

BELEZAS NATURAIS: O município é contemplado por belas paisagens, a começar pela serra da Palmeira. Recantos, fazendas, deslumbrantes serras e grotões podem ser desbravados através da cavalgada, ciclismo, motocross e outras modalidades.

FESTIVIDADES:  No decorrer do ano, um amplo calendário de eventos envolve as mais diversas expressões culturais. Entre os destaques, a Festa de São Félix de Cantalice e o João Pedro concentram um importante fluxo turístico, aquecendo a economia local, gerando renda.

GASTRONOMIA: O tempero nordestino se une a outros sabores que podem ser encontrados em restaurantes e lanchonetes. Destaque para o Sorvete, conhecido e reconhecido em Pernambuco. Ainda se observa a produção de doces artesanais, bolos, licores.

LOCALIZAÇÃO: Geograficamente bem situada, a cidade se posiciona como polo de uma região, cortada pela importante PE 103, é passagem obrigatória para diversas cidades, fazendo jus à sua História, quando tropeiros viajantes se deslocando entre Bezerros e Bonito “pousavam” onde hoje é a cidade para descanso e apreciar as belezas.

TRANQUILIDADE:  Camocim de São Félix ainda mantém viva alguns aspectos das cidades do Interior, apesar do contínuo desenvolvimento local. Entre eles, o sentar nas calçadas, praças; trânsito calmo e ambiente propício para a convivência social.

 

CAMOCIM DE SÃO FÉLIX – CIDADE DOS GRANDES EVENTOS

Religiosidade, cultura e celebração das tradições integram o cardápio anual de eventos do município.

 

FESTA DE SÃO FÉLIX  – Janeiro

Desde 1940, a Festa de São Félix passou a ser celebrada no último domingo de janeiro. No Calendário Católico, São Félix é festejado no dia 18 de maio. Esse deslocamento se deu em comum acordo com a comunidade, em virtude do frio e chuva comum no mês de origem do festejo. Vale salientar que o regime chuvoso de Camocim, em meados do século XX era extremamente rigoroso, sofrendo alterações no contexto atual em virtude do processo de mudanças climáticas global. 

A Festa de São Félix é a festividade das famílias. Filhos ausentes (que moram inclusive em outros Estados) retornam para a cidade. A Programação Religiosa, coordenada pelos Frades Carmelitas, traz a procissão da Bandeira, Novenário, procissão dos motoristas, celebrações solenes, shows religiosos e a grande procissão com o andor do Padroeiro – a maior manifestação de fé.

A grade cultural, oferecida pela Prefeitura do Município, contempla apresentações culturais, instalação de parque de diversões e shows com atrações locais, regionais e nacionais.

Procissão de São Félix é o ponto alto das festividades no módulo religioso. Foto: Emanuel Aguiar – Cortesia – Camocim Danado

 

Módulo cultural da Festa de São Félix congrega apresentações culturais e shows com artistas locais, regionais e nacionais. Foto: Wesley Cruz – ASCOM

 

CARNAVAL – Fevereiro 

Oferece, além da tranquilidade de cidade do Interior, uma programação da Folia de Momo, contemplando as tradições pernambucanas, contendo blocos, troças, desfiles e apresentações. Para quem quer fugir dos grande centros da folia, a cidade é uma opção ideal.

Blocos e troças fazem parte das tradições carnavalescas da cidade. Foto: Wesley Cruz / ASCOM

 

SEMANA SANTA  – Março ou Abril

Aspectos do Cristianismo se tornam fortes nesse período. Procissões, missas, via-sacra e a Encenação da Paixão de Cristo em Praça Pública marcam o período. A cidade se torna uma opção para quem deseja descansar e também participar das manifestações religiosas.

Encenação da Paixão de Cristo em Praça Pública. Foto: José Batista Neto / ASCOM

 

FESTIVIDADES JUNINAS  – Junho 

Camocim de São Félix entra no circuito das Festividades Juninas, oferecendo vasta programação que contempla o autêntico forró e manifestações culturais de época. O centro da cidade, mais precisamente a Praça São Félix e adjacência são transformados num grande Pátio do Forró, com montagem do palhoção, palhoça pé-de-serra, instalação de bares e barracas com comidas e bebidas típicas. 

As expressões do período e suas manifestações são incluídas e organizadas num calendário de apresentações culturais: quadrilhas tradicionais e estilizadas; desfile dos bacamarteiros; a irreverência do Casamento Matuto; mazurca; coco de roda, entre outras.

A Caminhada do Forró também está inserida no Calendário Junino. Trio Elétrico e banda arrasta uma multidão que caminham desde o Estádio Evaldo Cabral, às margens da PE 103 até o centro da cidade, ao som de muito forró estilizado e tradicional.

 

Centro da Cidade é transformado em Pátio de Eventos.

 

Caminhada do Forró é uma das tradições no Calendário Junino Municipal

 

JOÃO PEDRO – Julho

Um dos maiores e mais esperados eventos fora de época da região, faz recordação dos festejos juninos com a presença de atrações de nível local, regional e nacional. O nome “João Pedro”, nasceu da junção criativa dos nomes dos principais santos festejados no Nordeste no período junino (São João e São Pedro).

O João Pedro é nos dias atuais um dos maiores eventos do Agreste de Pernambuco, com público geral superior a 60 mil pessoas.

João Pedro recorda as festividades juninas

 

SEMANA DA PÁTRIA – Setembro

Os dias que antecedem o 7 de setembro são celebrados nas escolas das redes municipal, estadual e particular através de práticas e eventos que trabalham o aspecto do patriotismo e valorização à Pátria. Nesse período, os desfiles são organizados.

No dia 7 de setembro, a programação tem inicio com o hasteamento dos pavilhões na Sede do Poder Executivo Municipal, ao som dos hinos e dobrados executados pela Banda Musical Santa Cecília. A programação segue a tarde com o desfile cívico, acompanhado pela população que renova o sentimento de amor ao Brasil através da contemplação dos temas apresentados pelos educandários em Praça Pública.

 

CAVALGADA DO TOMATE – Novembro

A Cavalgada do Tomate tem como proposta incrementar o turismo rural.

Um passeio equestre irreverente em que se torna possível conhecer e desfrutar das belezas naturais do Município.  O tomate é uma das culturas chaves da cidade, denominando o evento. A Cavalgada tem início com a concentração, onde é servido um suculento café-da-manhã. Ainda pela manhã, o cavaleiros e amazonas saem em desfile pela cidade até a Matriz de São Félix, local da bênção da cavalgada. Após o momento de oração, a cavalgada parte para o percurso, regado a cerveja e outras bebidas. No “bate-sela”, é servido o almoço regado a muito forró.

ENCONTRO DE CARROS CLÁSSICOS – Dezembro

Colecionadores de veículos de modelo antigo compartilham a paixão com turistas.

Camocim de São Félix recebe amantes dos modelos antigos de carros de várias cidades de Pernambuco. Modelos apresentados por colecionadores que chama a atenção, atraindo os turistas que posam para fotos ao lado dos veículos. 

FESTIVIDADES NATALINAS – Dezembro

Os preparativos para as celebrações natalinas se iniciam nos primeiros dias de dezembro. A cidade recebe decoração iluminada nas principais avenidas e prédios públicos.  Os moradores entram no clima e ornamentam residências, varandas e sacadas.

A programação contempla elementos culturais e religiosos. O ponto alto é a Solenidade do Natal, na Matriz de São Félix de Cantalice sucedida por apresentação de Pastoril, cantatas, corais e encenações natalinas. 

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA – 29 de Dezembro

O dia 29 de dezembro representa o ponto alto do orgulho de ser camociense. A cidade celebra o seu aniversário, relembrando toda a luta dos antepassados para a construção da Camocim de São Félix atual. As festividades são iniciadas com a Alvorada Festiva, executada pela Banda Musical Santa Cecília que desfila pelas avenidas e ruas, executando dobrados. Ao som do Hino de Camocim de São Félix, o hasteamento das bandeiras é feito na Prefeitura. A tarde, acontece o desfile cívico e encontro de bandas marciais. Na oportunidade, a Administração faz a entrega de benfeitorias à população. Missa em ação de graças e shows encerram as comemorações do grande dia. 

RÉVEILLON

O Ano Novo é gera grande expectativa na cidade. Na passagem do ano, uma queima de fogos com cerca de 15 minutos e shows marcam a chegada de mais uma etapa.