Inicio / IMPRENSA OFICIAL / PERIGO NAS CHUVAS: Prefeitura de Camocim alerta para cuidados essenciais durante o período chuvoso

PERIGO NAS CHUVAS: Prefeitura de Camocim alerta para cuidados essenciais durante o período chuvoso

Evitar postes de energia, não se abrigar sob árvores e acionar a Defesa Civil em casos de risco são medidas que salvam vidas.

Com a intensificação das chuvas em Camocim de São Félix, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, faz um alerta à população para reforçar os cuidados e prevenir acidentes comuns nesse período. A recomendação é clara: prudência e atenção redobrada.

Entre os principais riscos, destacam-se os choques elétricos provocados pelo contato com postes ou fiações danificadas. A população deve evitar tocar em postes de energia, principalmente se houver sinais de curto-circuito ou fiação exposta. Tocar ou ficar próximo de postas de iluminação pública de canteiros e praças também não é recomendado, mesmo que a Prefeitura mantenha um cronograma constante de revisões e manutenção dos equipamentos. Em caso de rompimento de cabos, o mais seguro é manter distância e chamar imediatamente a prontidão da Neoenergia.

A concessionária de energia elétrica orienta que em caso de curto-circuito provocado por ventania ou raios, o procedimento é se manter distância da linha afetada. “Apesar de Camocim de São Félix está dotada de sistemas automatizados e de monitoramento dos circuitos elétricos, essas precauções devem ser levadas em consideração”, reporta um técnico da empresa. 

Outro cuidado importante é não se abrigar debaixo de árvores, já que elas atraem raios e podem cair com o acúmulo de água e vento forte. Também é fundamental evitar transitar por áreas alagadas, pois há risco de quedas, buracos invisíveis e até contaminação.

“Nosso trabalho é orientar e proteger. É essencial que cada cidadão tenha consciência dos perigos que a chuva traz e siga as recomendações de segurança. A prevenção começa com atitudes simples, que podem salvar vidas”, afirma Luisinho Sales, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

A Prefeitura reforça que, em qualquer situação de risco ou emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil local para que as equipes possam agir com rapidez e eficácia.