Por ser um município privilegiado geograficamente, Camocim de São Félix entra num circuito que contempla as cidades com visibilidade para o turismo. Paisagens naturais deslumbrantes, museu com um dos maiores acervos de Pernambuco, Convento do Carmo e o clima – cartão de apresentação camocifelicense integram um vasto cardápio turístico.
São Félix

Festa de São Félix de Cantalice

As festividades alusivas ao Padroeiro de Camocim, São Félix de Cantalice, mesclam aspectos religiosos e culturais. Por tradição, na última semana de Janeiro, a Festa de São Félix contempla novenário de preparação, procissão dos motoristas, procissão da bandeira, shows religiosos e a procissão de São Félix, considerada uma das maiores do Agreste pernambucano. Uma grade de programação cultural também é desenvolvida, com shows artísticos, apresentações, parque de diversões, barracas com comidas e bebidas típicas, quermesses, retretas, shows pirotécnicos. 

São Félix02São Félix01

São Félix03São Félix04

 

São Félix Biografia

Santo do Catolicismo nascido em Cantalice, próximo a Rieti, Apulia, Itália, o primeiro frade capuchinho a ser canonizado (1712). Filho de humildes camponeses, passou a infância no duro trabalho do campo. Sobrevivendo a um grave problema de saúde, voltou-se para a oração, e aos 27 anos foi acolhido em um convento de capuchinhos em Città Ducale, Roma, na qualidade de irmão converso. Irmão leigo capuchinho, foi enviado para Roma onde passou o resto da vida pedindo esmolas pelas ruas da cidade, para a manutenção de seu convento. A todos os benfeitores, respondia invariavelmente Deo gratias, que quer dizer Graças a Deus. Foi, por isso apelidado de Frei Deo Gratias.Tinha um especial amor às crianças para as quais cantava improvisadas canções e que elas mesmas popularizavam. A noite visitava os pobres, os doentes, confortando-os em suas adversidades. Nunca aprendeu a ler, mas tornou-se amigo de São Filipe Neri, de São Carlos Borromeu, e foi admirado por sua simplicidade de vida. Morreu em Roma no dia 18 de maio e, já no dia seguinte, o Papa Sixto V (1585-1590) mandou levantar sua vida para que pudesse beatificá-lo.

 

 

João Pedro

O Tradicional evento recordando as festividades de São João da Região agreste. 

Breve Histórico: Com o intuito de aumentar os atrativos turísticos da cidade e consequentemente o seu calendário festivo, foi criado em 1997 o João Pedro, evento em homenagem aos santos São João e São Pedro que acontece no último final de semana do mês de Julho. Aproveitando o Clima de Montanha e ainda embalado pelo período junino a aceitação da ideia superou as expectativas, tornando-se um dos principais eventos da região e marca da cidade. Nos anos iniciais era realizado na Praça São Félix, com o crescimento, foi transferido para um novo espaço com o objetivo de melhor receber o público garantindo maior segurança.  Movimenta a economia do município, gerando renda ao comércio em suas diversas área de produtos e serviços. As famílias preparam-se para receber no aconchego de suas residências, parentes e amigos que aumentam o público a cada ano e lotam as ruas em que acontecem os shows.

 

IMG_7327IMG_7480IMG_7337IMG_7373IMG_7424IMG_7496IMG_7499IMG_7546IMG_7612IMG_7591IMG_7586IMG_7734IMG_7728IMG_7710IMG_7686.

              .     Convento do Carmo  

“Com uma arquitetura imponente, o Convento do Carmo foi construído para abrigar a Ordem dos Frades Carmelitas, que se instalou em Camocim nos anos 50. Atraídos pelo clima agradável e a localização foi sugerida a criação de um santuário para peregrinações e um seminário para formar vocações carmelitanas.”

Foto Panorâmica Convento do Carmo
Foto Panorâmica Convento do Carmo

Convento de N. Sra. Peregrina (PE), Sítio de N. Sra. Peregrina, CEP: 55665-000, Camocim de São Félix – PE, Fone: (81) 3743-1263 Comunidade: Frei Cláudio (Prior), Frei Eronides, Frei Ricardo Vasconcelos (Formador do Postulantado II) e postulantes.

A ESCOLA

No mesmo prédio, funciona atualmente a Cooperativa de Ensino Monte Carmelo fundada em mil novecentos e sessenta e três uma importante instituição de de ensino do interior do estado. Teve como primeiro diretor Frei Paulo, figura muito importante de coração generoso que contribuiu imensamente na formação do povo de Camocim.

O MUSEU

O espaço ainda abriga o importante Museu de História Natural com um acervo rico sobre diversos temas incluindo Mineralogia e Petrologia, Paleotologia, Zoologia e Taxidermia, Entomologia, Anatomia,  Indiologia e Iconografia, Numismática e Filatelia, Regionalismo e Cultura Popular, Curiosidades e Aplicação Industrial dos Minerais e das Rochas, e um Mini Zológico com animais rurais: Galinha, Guiné, Pato, Ganso, Cavalo, Vaca e Suínos.

23   1

O HOTEL

Recentemente o espaço também passou a oferecer  serviços de hospedagem. Com aspecto de fazenda, o Hotel Nossa Senhora Peregrina permite que o turista desfrute da tranquilidade, entre em contato com a natureza e sobretudo aproveite um bom descanso.

hotel6hotel4hotel3hotel2hotel1hotel7

mais informações:  www.convento.org.br/

Cavalgadas

 Proporcionam o contato com a natureza, a integração entre a cidade com a zona rural e sobretudo o prazer de montar e se divertir com responsabilidade. Trazem consigo grandes estruturas pensadas para que os participantes aproveitem com segurança e tranquilidade.