agosto 28, 2017 Camocim São Félix 0Comment

O Programa Bolsa Família sofreu nos últimos meses em todo Brasil, um importante índice de redução. O corte inclui suspensão do benefício para avaliações ou cancelamento por não atendimento aos requisitos necessários.

Só para se ter uma ideia do cenário em nível nacional, o Bolsa Família sofreu em julho passado uma redução de 543 mil benefícios. Camocim de São Félix não ficou fora deste contexto. Em sua maioria, os bloqueios são frutos de cruzamentos de dados feito pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) visando deixar na lista dos beneficiados apenas aqueles que realmente se enquadram nos perfis. Também auditorias e um “pente fino” realizado pelo Ministério Público em parceria com o Governo Federal levaram a suspensões  e bloqueios. O vigilante sócio assistencial do município de Camocim de São Félix, Osvaldo Nascimento, esclarece que o Bolsa Família é um programa de transferência de renda para família em situação de extrema pobreza ou pobreza, sendo que a estar em extrema pobreza representa que a família possui renda inferior ou igual a R$ 85 reais e pobreza, renda até R$ 170 reais. “Quando a família não cumpre os requisitos, o Governo Federal automaticamente bloqueia”, ressalta Osvaldo.

Entrevista com Osvaldo Nascimento na íntegra. Aperte PLAY.

Em 2016, aconteceu uma auditoria do Ministério Público em parceria com o Governo Federal. Diversas famílias não foram localizadas e a gestão anterior não atualizou o cadastro dentro do período estipulado.  Já em 2017,  o Município, após diversas averiguações, identificou a necessidade de proceder a um recadastramento. Visitas domiciliares foram realizadas no intuito de amenizar os bloqueios. Famílias que  não foram localizadas, o Município solicita o comparecimento à Secretaria de Assistência Social para fazer o agendamento. Caso o benefício esteja bloqueado, vai ser necessário fazer um estudo para verificar qual o motivo. Famílias que estiverem no perfil automaticamente voltarão a receber o benefício”, confirma o Assistente Social.

Informações sobre o Programa e agendamentos podem ser feitos na Secretaria de Assistência Social, na Rua Clementino Semente, Centro; de segunda à sexta-feira.