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FAQ – Perguntas Frequentes

1 – Qual o horário de funcionamento da Prefeitura de Camocim de São Félix?

A Sede Administrativa localizada na Praça São Félix, 20; funciona de segunda a sexta, das 07h30min às 13h30min***.

***Salvo em caso de feriados ou determinações por Decreto de alteração de horário.

2 – Que serviços estão à disposição do cidadão na Sede Administrativa?

O prédio-sede da Prefeitura está configurado de forma que possa atender as necessidades burocráticas da Administração e ofertar uma gama de serviços essenciais ao cidadão. Resolver assuntos relacionados aos tributos, Recursos Humanos, tesouraria, atendimento jurídico, retirar Carteira de Identidade e Reservista, protocolar documentos, ofícios, solicitar informações, entre outras atividades fazem parte da rotina da Prefeitura.

3- Eu preciso diretamente com o prefeito: como faço?

O Chefe do Poder Executivo em exercício tem uma agenda semanal de atendimento ao cidadão em seu gabinete (***). O interessado deve procurar a sede da Prefeitura e na recepção solicitar o atendimento. Alguns assuntos podem ser tratados também pelo Chefe de Gabinete, que, dentro de suas atribuições, será canal para que os cidadãos tenham suas demandas atendidas. 

***O atendimento direto do prefeito está condicionado à sua agenda, que é repassada previamente à Chefia de Gabinete. Em alguns dias da semana, o prefeito necessita ter uma agenda interna, para cumprimento de procedimentos da Administração, visitar obras e departamentos públicos, assinar documentos, realizar reuniões de monitoramento com secretariado e funcionários ou efetuar despachos internos. Nesses dias ele não atende diretamente. O Prefeito também pode realizar viagens para tratar de assuntos de interesse do Município. Em ambas as situações o Chefe de Gabinete se responsabilizará por atender e encaminhar as demandas que estiverem em suas competências de função.

4 – Por que a prefeitura tem uma área de acesso restrito?

Um bloco da sede administrativa é reservado para as atividades da rotina administrativa, que são desempenhadas pelos funcionários públicos. Por ser uma área exclusivamente para atividades burocráticas, o acesso é permitido apenas para servidores e pessoas previamente autorizadas. A “área de acesso restrito” NÃO tem por finalidade privar a população do acesso, mas simplesmente promover organização e proporcionar condições ideais para que os funcionários possam desempenhar suas funções com tranquilidade.

5 – Como devo proceder em caso de dúvidas sobre IPTU e outros tributos?

Você deve procurar do Departamento de Tributação, localizado na Sede da Prefeitura dentro do horário de expediente.

6– Como faço para utilizar a Ouvidoria Municipal?

O cidadão tem hoje a sua disposição diversas ferramentas para manter contato com a Administração e fazer parte desse contexto. A prefeitura, através de sua Assessoria de Comunicação e Imprensa está trabalhando para, fazendo o uso dos modernos meios de comunicação proporcionar um relacionamento transparente com a população. O sistema de Ouvidoria pode ser acessado pelo Portal Municipal (www.camocimdesaofelix.pe.gov.br), através da opção “Fala Cidadão”. Um formulário será aberto e, depois de preenchido corretamente, retornará para o sistema que encaminhará para a área ou departamento competente. O munícipe também pode comparecer a prefeitura para ser atendido presencialmente.

7-  A Prefeitura tem um número de WhatsApp? O que posso enviar para esse número?

Sim, o Governo de Camocim de São Félix, atento a massificação dos modernos meios de comunicação, disponibiliza um número específico de WhatsApp. O cidadão pode enviar reclamações, tirar dúvidas,  sugerir, solicitar serviços entre outros assuntos relacionados com a Administração. Podem ser enviados vídeos, áudios, fotos ou arquivos. Todas as mensagens recebidas após avaliação são encaminhadas aos departamentos.

Agende o número do WhatsApp da Prefeitura: (81) 9.9832-0874

8 – Como funciona o Formulário de Contato Eletrônico?

Ao optar pelo contato eletrônico, o cidadão irá preencher um formulário apresentado pelo sistema. As respostas são armazenadas no servidor, acessadas pela equipe de comunicação e devidamente encaminhadas para os setores requisitados. Caso seja necessário um retorno com informações, o procedimento será efetuado através dos contatos fornecidos pelo interessado.

9- O que é Portal da Transparência?

O Portal da Transparência é uma página que contém informações sobre as ações de governo, execução orçamentária detalhada (receita / despesas), licitações, informações sobre funcionários, leis e outras informações de interesse do cidadão. O Portal foi criado para atender a uma demanda de informações sobre a Administração Pública, visando a Transparência Pública, em atendimento à Lei Complementar nº 131 de 27 de maio de 2009 e o Decreto Federal n 7185/2010.

10 – Sou funcionário público. Como faço para consultar o contra-cheque eletrônico?

É um procedimento simples. Você acessa o Site Oficial da Prefeitura, através do www.camocimdesaofelix.pe.gov.br. Em seguida, clica na opção “Portal do Servidor” (Administração ou Saúde) – de acordo com a seu cargo. Você será redirecionado para um ambiente que solicitará login e senha. Se ocorrer algum problema ou dúvidas, é interessante procurar a o Departamento de Recursos Humanos.

11 – O que é o E-SIC Municipal?

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão dá permissão que qualquer pessoa, física ou jurídica encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada. Para enviar o pedido, basta acessar o Site da Oficial da Prefeitura, através do www.camocimdesaofelix.pe.gov.br  e clicar na opção “E-Sic”, localizada no menu principal do site.

12 – Um parente meu faleceu e queria fazer o convite via carro de som para o sepultamento, no entanto não tenho condições de contratar horas. Como devo fazer para fazer o anúncio através da prefeitura? 

O Governo de Camocim pode disponibilizar sistema volante de sonorização (carro de som) para esta finalidade atendendo pessoas que não tenham condições de contratar um veículo para fazer anúncio. O cidadão deve procurar a recepção da prefeitura, que encaminhará o pedido para a Assessoria e Comunicação e Imprensa.. Após a aprovação, será solicitado os dados para a elaboração do áudio que será veiculado. O Tempo máximo de uma nota de falecimento será de 1h30min.

13 – Como posso solicitar o carro de som para divulgar / participar de um evento?

O interessado deve protocolar com antecedência mínima de 8 (oito) dias um ofício solicitando o carro de som. Caso seja DEFERIDO pela Administração, será solicitada ao organizador do evento a mídia a ser divulgada***. O tempo máximo de uma divulgação de evento é de 2 (horas). O excedente correrá por conta da produção e organização do referido evento.

***A mídia deve ser gravada em formato MP3. Os custos de gravação correm por conta do solicitante.

14 – Abriu um buraco na minha rua ou um esgoto está escorrendo a céu aberto e para piorar, três postes estão com as lâmpadas apagadas. O que devo fazer?

Você deve acionar a Secretaria de Infraestrutura, procurando o atendimento presencial no balcão da secretaria, localizado na Rua Mário Jordão Cabral, ao lado do acesso à Câmara de Vereadores. Se preferir, envie uma solicitação com fotos através do WhatsApp da Prefeitura (81) 9.9832-0874.