junho 26, 2017 Camocim São Félix 0Comment

Camocim de São Félix renovou a tradição e rendeu homenagens a São João. A chuva e o frio deixaram a cidade ainda mais acolhedora. Desde cedo, a venda aquecida de milho indicava os preparativos para as mesas juninas.

A programação do São João contemplou apresentações culturais e shows de nomes que trouxeram para o Palhoção do Pátio do Forró, montado no centro da cidade, o ritmo junino estilizado e tradicional. Não faltou muito pé-de-serra, tocado por conjuntos e trios que se apresentaram na palhoça “pé-de-serra’, espaço muito concorrido pelos forrozeiros. Na noite da véspera de São João, se apresentou no palco principal André e Forró Xamegar. Em seguida, foi a vez de Amigos Sertanejos mesclar sucessos do Sertanejo com o forró.

No dia de São João, as homenagens ao Santo mais festejado do Nordeste seguiram. O Batalhão de Bacamarteiros da cidade de Bonito se apresentou na Praça São Félix, num desfile que chamou atenção pelas coreografias e principalmente pelos tiros. Quadrilhas juninas abrilhantaram também os festejos. O polo pé-de-serra se tornou pequeno para a quantidade de casais. Maurício Ramalho fez às honras na noite junina, tocando o tradicional forró – canções que embalaram pessoas de todas as idades. A noite foi encerrada com o show de Capim com Mel, tocando antigos e novos sucessos.

Valorização dos Talentos Locais

Valorização dos talentos da terra é um dos fortes das festividades juninas 2017. Foto: Wesley Cruz / ASCOM

O São João de Camocim de São Félix em 2017 vem de destacando pela valorização dos talentos locais. Sanfoneiros, cantores e demais artistas podem apresentar principalmente para os turistas o potencial da terra.  O Casamento Matuto, apresentado na noite do dia 23 de junho por jovens que integram o Grupo de Teatro Camocim foi acompanhado e aplaudido. Já a Quadrilha Junina Coração Nordestino, integrada por crianças, adolescentes e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Município, encantou o público. “Muito importante esse espaço que a prefeitura, através da Diretoria de Cultura vem dando às expressões de nossa terra. Mostramos que temos potenciais para bem representar nossa cidade”, comemora um dos jovens.

Junina Coração Nordestino trouxe a magia do Nordeste na cadência da quadrilha estilizada. Foto: Wesley Cruz / ASCOM
O “Casamento Matuto” do Grupo de Teatro Camocim apresentou toda a irreverência da tradição nordestina. Foto: Wesley Cruz / ASCOM

Crescimento no Turismo

A cidade recebeu nos dias 23 e 24 um importante fluxo de turistas vindo das mais diversas cidades, principalmente aqueles que optaram pela tranquilidade de uma cidade do Interior, sem deixar de lado as festividades. Esse destaque foi sentido economicamente, com o aquecimento das vendas no comércio local, restaurantes, lanchonetes, bares e outros estabelecimentos. Nas ruas, visitantes curtiam o clima agradável da cidade, registrando em fotos a visita.

Expectativa para o João Pedro

Nos dias de evento, foram anunciadas as datas para o João Pedro 2017. Chegando aos 20 anos, uma das festividades mais esperadas no Agreste vai relembrar os festejos juninos com vasta programação e presença de nomes consagrados do forró. O Recordando São João e São Pedro (João Pedro) acontece entre os dias 28 e 30 de julho e a programação será divulgada nos próximos dias oficialmente.

Confira alguns Registros das Festividades

Imagens: Wesley Cruz