agosto 7, 2017 Camocim São Félix 0Comment

Violação de Direitos: um tema recorrente nos dias atuais e que tem sido alvo de debates e ações. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece apoio e assistência às famílias e indivíduos que estejam em situação de ameaça ou violação de qualquer direito.

O local oferta à comunidade um trabalho qualificado quando são identificadas violações, a exemplo da negligência, abuso ou exploração sexual, abandono, tráfico de pessoas, entre outros. Valéria Iceberg, Coordenadora do CREAS Camocim de São Félix, ressalta a importância desse trabalho, visando proporcionar condições àqueles que porventura estejam dentro desse quadro. “

Conscientização Através de Campanhas e Atuação Ostensiva na Defesa dos Direitos São Atribuições do CREAS

 

O CREAS Camocim trabalha a questão da violação de direitos, todos os tipos de violação”, lembra a coordenadora. São oferecidas palestras e atendimento coletivo em escolas, centros de convivência, Unidades Básicas de Saúde (Postinhos), entre outros locais. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), secretarias, Conselho Tutelar, Ministério Público e outras entidades.

A atuação efetiva do CREAS pode ser provocada através de denúncia anônima. O cidadão que sofrer ou presenciar algum tipo de violação,  se dirige ao local ou entra em contato via e-mail ou telefone da Ouvidoria do Município. “ Todas as denúncias levadas à Ouvidoria são repassadas imediatamente ao Centro”, garante Valéria. Ainda lembra que em breve a unidade terá um telefone próprio, melhorando ainda mais a atuação. A equipe local é formada por Assistente Social, Psicólogo, Educadores Sociais e Advogados.

O atendimento é feito de segunda à sexta, das 08:00hs às 16:00hs na Rua Clementino Semente, 55, Centro. As denúncias de violação de direitos podem ser encaminhadas pela Ouvidoria Municipal, através do (81) 9.9832-0874 ou pelo e-mail creascamocim@gmail.com.