Inicio / Camocim – Comunicação e Tecnologia

Camocim – Comunicação e Tecnologia

A cidade de Camocim de São Félix, no decorrer dos anos, foi atendida por diversos veículos e serviços relacionados à comunicação. Circulou na cidade jornais e periódicos que traçaram um período da história com sua importância.  Com a ascensão da Internet, a tendência de migração para as plataformas digitais vem se consolidando através da existência de Blogs locais que colaboram com a disseminação da informação. Além disso, a Rádio Central Nordestina FM, emissora de concessão comunitária, exerce seu papel de levar a informação local aos lares da cidade.

O Jornalismo local ainda depende direta e indiretamente de veículos maiores situados em Caruaru, a exemplo de e emissoras de Rádio e Televisão que por vezes trazem matérias e reportagens relacionadas ao município, com abrangência regional.

DOS BLOGS

Blogs eram no passado plataformas que serviam de verdadeiros “diários” para a propagação de ideias pessoais. Com o passar dos anos, essa ferramente passou a ser utilizada na qualidade de meios de informação.

Atualmente, Camocim de São Félix possui 2 blogs ativos de notícias, sendo eles:

*CAMOCIM VIP NEWS (BLOG DO JOTA LEMOS)

*PORTAL NE7

 RÁDIO

O Rádio sempre esteve presente na vida e cotidiano dos camocimfelicenses. Por muitos anos, o aparelho trouxe informação e entretenimento para as casas locais. Até o final da década de 80, predominavam as emissoras em AM, com destaque para a Rádio Clube Recife e Rádio Difusora de Caruaru.

O FM trouxe a novidade da qualidade no áudio e integrou o espectro de radiação sonora local. Nos anos 80 e 90, rádios de outras cidades eram ouvidas, com destaque para:

*Rádio Liberdade FM (Caruaru)

*Rádio Marano FM (Garanhuns)

*Rádio Sete Colinas FM (Garanhuns)

*Rádio Agreste FM (Cupira)

*Rádio Recife FM

*Rádio Gravatá FM

*Rádio Itacaeté FM (Belo Jardim)

Já no Novo Milênio, a Rádio Central Nordestina – FM Comunitária –  abriu o leque da radiofonia camocimfelicense com uma programação voltada para a cidade.

Em 2005 foi inaugurada a primeira FM Comercial da cidade, a Camocim FM, operando na frequência de 99,3Mhz. Após dois anos, a emissora foi vendida ao Sistema Brasil Nordeste de Comunicação (SBNC), que a afiliou a rede de rádios Antena 1. Em seguida, a emissora passou a ser afiliadas da Classic Hits, Jovem Pan FM. Em 2018, mudou a faixa de frequência para 104,1Mhz sendo afiliada da BAND FM. Em julho de 2020, a emissora iniciou a operação na frequência 102,1Mhz seguindo como BAND FM até os dias atuais.

E TV

A “magia ” da TV apresentou um novo hábito de entretenimento para a cidade. Nas décadas de 60, 70 e 80, os sinais chegavam na cidade por via terrestre transmitidos pelo DETELPE. Canais a exemplo da TV TUPI (Extinta); TV TROPICAL (Atual TV PERNAMBUCO) e REDE GLOBO NORDESTE eram sintonizados

Nos anos 90, o município implantou um sistema próprio de retransmissão em baixa potência (local), oferecendo as emissoras: SBT e TV MANCHETE (Extinta)

Nos dias atuais, são sintonizáveis, sem necessidade de captação via-satélite: 

TV ASA BRANCA – AFILIADA REDE GLOBO (Canal 06 VHF)

TV JORNAL CARUARU – AFILIADA SBT (Canal 21 UHF)

TV TRIBUNA RECIFE – AFILIADA BAND (Canal 10 VHF)

TELECOM

Inicialmente , Camocim de São Félix foi atendida por um posto de telefonia fixa, fornecido pela empresa Telecomunicações de Pernambuco (TELPE). No local, era possível a realização de chamadas interurbanas. Com a privatização da empresa, passando para a concessionária Oi, foi implantado na cidade o serviço DDD e DDI, com expansão da malha telefônica para comércio e residências.

No ano de 2005, a Operadora TIM iniciou cobertura móvel em Camocim de São Félix . Em seguida, a CLARO instalou torre, oferecendo serviço. Em 2017, a prestadora VIVO passou a ofertar serviço de cobertura. Já a Oi cobre parcialmente a cidade.

INFRAESTRUTURA EM TELECOMUNICAÇÕES ATUAL

OPERADORA DE TELEFONIA FIXA  

Oi Fixo 

OPERADORAS DE TELEFONIA MÓVEL  

*TIM (2G /3G/4G LTE)Cobertura Total

*CLARO (2G /3G/4GMaxx) – Cobertura Total

*VIVO (3G) – Cobertura Total

*OI (2G/3G)  – Cobertura Parcial***

***Sinal da Operadora atinge locais específicos do Município

EMISSORAS DE RÁDIO

1-Rádio Central Nordestina FM (Difusão Comunitária) – Frequência: 104,9 FM

2- FM Camocim (Afiliada Rede BAND FM) – Frequência: 102,1 FM

EMISSORAS DE TV ***

Canais sintonizáveis por via terrestre, com uso de antenas locais

1-TV JORNAL DO COMMERCIO CARUARU (Afiliada SBT)   – Canal 21 (UHF Analógico)

2-TV ASA BRANCA (Afiliada Rede Globo) – Canal 06 (VHF Analógico)

3-TV TRIBUNA (Afiliada BAND) – Canal 10 (VHF Analógico)

 ***Canais de praça em outras cidades que são retransmitidos no Município em sinal aberto.